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Jovem aprende a fazer brownie para pagar faculdade e vira empresário

Johnantan Leite, de 23 anos, começou seu negócio com R$ 50. Ideia para criar a marca Brownie do Joe surgiu no ano passado em Macapá.

Com pouco mais de R$ 50 no bolso, Johnantan Leite, de 23 anos, decidiu aprender a fazer brownies para juntar dinheiro e pagar as mensalidades da faculdade de arquitetura e urbanismo. A ideia surgiu em setembro de 2013, quando o jovem assistia ao programa "Mais Você", da Rede Globo. Com o dinheiro da venda dos bolinhos de chocolate, típicos dos Estados Unidos, Johnantan criou a marca Brownie do Joe. Em menos de um ano, ele aumentou a produção de 24 para até 300 doces por dia – feitos no ateliê construído em sua própria casa, no bairro Santa Rita, Zona Sul de Macapá.   O Brownie do Joe ficou conhecido no Amapá após uma cliente publicar uma foto de um dos bolos na rede social Instagram. Johnantan conta que o doce produzido por ele tem características típicas da região Norte, o que facilitou as vendas no comércio local. "Vi a receita no 'Mais Você' e comecei a estudar sobre a origem do brownie e os sabores da Amazônia. Quando comecei a vender para os meus colegas eu tinha apenas a intenção de pagar a minha faculdade e guardar um dinheirinho, mas aí começaram a surgir mais encomendas, até chegar ao ponto em que precisei contratar funcionários", conta o rapaz, que trabalhava como assistente de eventos em um hotel na capital. Ele diz que recebia um salário mínimo por mês.   Johnantan prefere não revelar quanto fatura com o negócio, que atualmente conta com quatro funcionários. Ele fornece o doce para sete revendedoras em Macapá. "Depois de um mês, eu chamei minha tia para me ajudar na produção e logo precisei de mais colaboradores. Quando percebi, já havia montado uma pequena linha de produção, onde eu tinha que me preocupar, além do produto, com a marca e o design", conta Johnantan. Ele atribui parte do sucesso no empreendimento ao apoio que recebeu da mãe e do amigo, o publicitário Raul Lima. Ele diz que pretende exercer a profissão de arquiteto após se formar e conciliar com o dia a dia do empreendimento atual.   Aprovado pelo chef Johnantan diz que a maior realização profissional da vida dele foi quando o chef Alex Atala provou seus brownies. O D.O.M, um dos restaurantes de Atala, ficou na terceira posição da lista “Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina 2014”. O concurso é uma versão do “The World's 50 Best Restaurants", que reúne os melhores estabelecimentos do mundo. "A mãe de uma amiga viaja bastante e disse que poderia entregar os meus brownies para ele. Então eu fiz uma caixa personalizada, ele provou e postou na internet dizendo que tinha comido três bolos de uma só vez. Isso, para mim, foi ótimo", afirma o jovem.   Produção Johnantan produz 12 sabores diferentes de brownie: de regionais, como cupuaçu e maracujá, a mais tradicionais, como brigadeiro e coco. Cada brownie é vendido a R$ 5. "Sempre me preocupei com uma produção artesanal para que não caia a qualidade do produto. Não adianta você querer abraçar o mundo se não tem condições para isso. Vou expandir, mas aos poucos. Comecei com quatro sabores e uma baixa produção, hoje estou bem melhor", diz.