Cadastre seu e-mail e receba dicas úteis, novidades e muito mais. O cadastro é fácil e rápido.

Acompanhe as novidades

Movimento nas lojas tem a menor alta acumulada em 11 anos, diz Serasa

De janeiro a agosto de 2014, atividade no comércio cresceu 4%. Entre agosto e julho deste ano, houve queda de 0,4%.

Movimento nas lojas tem a menor alta acumulada em 11 anos, diz Serasa

A alta no varejo acumulada entre janeiro e agosto de 2014 foi a menor já registrada para o período desde 2003, informou nesta quinta-feira (4) a Serasa Experian. Nos primeiros oito meses deste ano, a atividade no comércio cresceu 4%. No mesmo período do ano passado, o aumento foi de 5,7%. Em 2012, a alta foi de 5,4%. Entre janeiro e agosto de 2003, o crescimento foi de 2,1%.

Em relação a julho de 2014, o movimento de consumidores nas lojas diminuiu 0,4% em agosto. Já em relação ao mesmo mês de 2013, houve alta de 4,2%.

Em nota, economistas da Serasa Experian afirmam que "o fraco desempenho da atividade do comércio, tanto durante o mês de agosto bem como no acumulado do ano, deve-se à baixa confiança dos consumidores em relação ao futuro da economia, aos juros elevados e à inflação mais alta este ano corroendo o poder de compra dos consumidores".

Setores

Os segmentos que tiveram queda na atividade entre julho e agosto foram tecidos, vestuário, calçados e acessórios (com baixa de 1,3%), material de construção (com recuo de 1,2%) e veículos, motos e peças (com queda de 0,4%).

Já entre as altas ficaram os setores de combustíveis e lubrificantes (com alta de 0,9%), móveis, eletroeletrônicos e informática (com crescimento de 0,4) e o ramo de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (com elevação de 0,1).