Cadastre seu e-mail e receba dicas úteis, novidades e muito mais. O cadastro é fácil e rápido.

Acompanhe as novidades

Em SC, programa orienta e estimula os jovens a gostar da vida no campo

Ideia é garantir aos jovens a possibilidade de permanência no meio rural. Até agora, 336 já se formaram e mais 300 vão concluir o curso este ano.

Em SC, programa orienta e estimula os jovens a gostar da vida no campo

Como manter os filhos dos agricultores nas propriedades? Para ajudar nessa missão, cada dia mais difícil, um programa, em Santa Catarina, orienta os jovens e faz com que eles peguem gosto pela vida no campo.

Representando apenas 1,12% do território brasileiro, Santa Catarina é um estado pequeno em tamanho, porém grande na agricultura: ocupa a sétima posição como produtor nacional de alimentos. As pequenas propriedades têm importância fundamental e são responsáveis por mais de 70% da produção agrícola, gerando cerca de 240 mil empregos.

O programa foi elaborado para facilitar o acesso às informações que garantam aos jovens a possibilidade de permanência no meio rural. Os cursos são em quatro áreas, que os jovens podem fazer em várias regiões do estado. Eles assistem às aulas teóricas e depois colocam tudo em prática.

Cada curso dura nove meses e uma vez por mês, os alunos passam três dias no centro de treinamento. A próxima turma só deve receber a certificação em novembro, mas os jovens agricultores dizem que o aprendizado já está servindo na propriedade onde moram.

“A gente tem que fazer o que gosta, eu amo o que eu faço e isso é o que mais me motiva e mais dá prazer em fazer o que faço", diz Leandro Berkenbrock.
Até agora, 336 jovens já se formaram e mais 300 vão concluir o curso até o fim do ano.