Cadastre seu e-mail e receba dicas úteis, novidades e muito mais. O cadastro é fácil e rápido.

Acompanhe as novidades

Com o fim da Copa, comércio cresce 3,5%, indica Serasa

Frente a julho do ano passado, a alta foi de 6,2%. Fim dos feriados e de manifestações levou consumidor de volta às lojas.

Com o fim da Copa, comércio cresce 3,5%, indica Serasa

O comércio brasileiro registrou aumento de 3,5% em julho, na comparação com o mês anterior, segundo pesquisa da Serasa Experian. Frente ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 6,2%. Com estes resultados, o movimento dos consumidores no comércio acumulou, no período de janeiro a julho de 2014, alta de 3,9%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a expansão da atividade em julho praticamente compensou a queda de 3,2% observado em junho - reflexo dos feriados e das paralisações por conta da realização da primeira fase da Copa do Mundo. "A segunda fase da Copa, terminada em 13 de julho, e o menor número de feriados e paralisações em julho estimularam a presença dos consumidores junto aos estabelecimentos comerciais", diz a Serasa, em nota.

Em julho, os destaques ficaram com as vendas do segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, que cresceram 9,4% em relação a junho. No comércio de combustíveis e lubrificantes, o movimento cresceu 7,5% em julho; no de veículos, motos e peças, o crescimento foi de 6,8%, seguido pela expansão de 6,7% dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas.

Houve recuo dos consumidores nas lojas de material de construção, de 2,3% em julho.