Cadastre seu e-mail e receba dicas úteis, novidades e muito mais. O cadastro é fácil e rápido.

Acompanhe as novidades

Agricultores gaúchos ampliam área destinada ao plantio da canola

Lavouras estão em floração e a expectativa é de uma boa safra. Investimentos são motivados pelo preço, que hoje acompanha a soja.

Agricultores gaúchos ampliam área destinada ao plantio da canola

Os agricultores gaúchos ampliaram a área destinada ao plantio de canola. As lavouras estão no período de floração e a expectativa é de uma boa safra.

Os campos da região norte do Rio Grande do Sul estão tomados por plantações de canola. Neste ano, o agricultor Leomar Tombini, do município de Carazinho, decidiu investir na produção e aumentou de 50 para 500 hectares a área plantada com a cultura de inverno. O motivo é o preço pago pela saca de 60 quilos do grão, que hoje acompanha o preço da soja.

Segundo levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 80% da produção de canola do país fica no rio grande do sul. No estado foram cultivados nesta safra quase 50 mil hectares da oleaginosa.

A maior parte da produção de canola atende indústrias de biocombustível como uma que fica em Passo Fundo, norte do estado. O Ministério de Minas e Energia determinou que a mistura no óleo diesel deve chegar a 9% até novembro, o que estimula ainda mais a expansão do cultivo já que os grãos têm o dobro de óleo do que a soja.