Cadastre seu e-mail e receba dicas úteis, novidades e muito mais. O cadastro é fácil e rápido.

Acompanhe as novidades

Doce de goiaba ajuda a compor a renda de agricultores de SE

Safra deste ano trouxe frutos mais vistosos e bem maiores. Agricultores do alto sertão já esperavam pelos bons resultados.

Doce de goiaba ajuda a compor a renda de agricultores de SE

Agricultores de Sergipe estão colhendo a safra da goiaba. Além da venda do fruto, os produtores também apostam na fabricação de doces, o que ajuda bastante na renda das famílias.

No alto sertão de Sergipe, a safra deste ano trouxe frutos mais vistosos e bem maiores do que no ano passado. Os agricultores já esperavam pelos bons resultados.

Manuel Rocha é um dos 300 produtores que fazem parte de um projeto que possui área irrigada no município de Canindé de São Francisco, principal produtor da fruta no estado. Ao todo são 400 hectares plantados, que rendem, por ano, 12 mil toneladas. Alguns tipos de variedades já foram testadas, mas a "paluma" foi a que melhor se adaptou.

A caixa com 25 quilos está sendo vendida hoje por R$ 40, mesmo preço do ano passado.

Do pomar para a cozinha, onde a goiaba é transformada em vários doces caseiros. Tem bala, goiabada, geleia e também o doce em calda. Josivânia Domingos é filha de agricultor e aprendeu tudo isso em cursos de culinária. “Tanto ganham nossos pais vendendo a goiaba in natura, como nós, vendendo os produtos da goiaba, direto da roça”.

A agricultora ensina a receita do doce em calda.

 

Ingredientes

6 goiabas grandes

200 gramas de açúcar

200 ml de água

8 cravos

 

Modo de preparo

Primeiro, descasque a goiaba e tire as sementes, deixe só a parte da polpa. Em uma panela, coloque água, açúcar, cravo e deixe ferver. Só então, adicione as goiabas.

Deixe cozinhar em fogo médio por 30 minutos e já está pronto. Para servir, a dica é juntar creme de leite.