Cadastre seu e-mail e receba dicas úteis, novidades e muito mais. O cadastro é fácil e rápido.

Certificações De Segurança

Fiorello, berços certificados


A certificação de berços infantis foi instaurada por meio da portaria 269 de 21 de junho de 2011 do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial), a mesma foi implantada devido ao alto número de acidentes registrados, o qual deixava evidente o descaso na segurança dos berços infantis.

A referida portaria apresenta a exigência de ter na empresa instaurado e aprovado o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e também apresenta uma série de requisitos que devem ser aplicados e mantidos para a certificação dos berços infantis.

A construção do berço deve seguir os requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR 15860-1. Para receber a certificação, os produtos são coletados pela OCP (Organismo de Certificação de Produto), que efetua a coleta de três amostras de cada produto sendo: uma para prova, uma para contra prova e um para testemunha. A OCP encaminha o produto para laboratórios creditados pelo INMETRO para a realização dos testes químicos e mecânicos segundo critérios da norma ABNT NBR 15860-2. Veja alguns critérios avaliados ao lado:

Material - Garantir que a taxa máxima de propagação da chama de tecidos, tecidos revestidos ou revestimentos plásticos deve ser de 30 mm/s. Químicos - Quaisquer plásticos, revestimentos de tintas, vernizes, ou acabamentos similares utilizados não devem conter elementos químicos, ou seus compostos solúveis, em proporções excedentes aos máximos exposto na norma NBR NM 300-3.

Construção - As bordas e partes salientes acessíveis durante o uso normal devem ser arredondadas ou chanfradas e isentas de rebarbas e arestas vivas, para evitar que a criança venha a se ferir e na Fixação da base do colchão e base do berço não deve ser possível para a criança de dentro do berço a levantar, para evitar que a criança venha a se prender.

Distância entre ponto de apoio e a parte superior das laterais e extremidades do berço - ensaio de verificação para garantir que a criança não escale e pule por sobre as grades ou cabeceira do berço.

Ensaio de durabilidade 2000 ciclos cada ponto - ensaio de verificação da resistência e durabilidade do produto.

Distância entre ripas da base do berço - ensaio de verificação para garantir que a criança não prenda nenhum membro como braços e pernas. Furos e espaçamentos do lado interno e externo do berço - ensaio de verificação para garantir que a criança não prenda nenhum membro como braços e pernas.

Furos de montagem - ensaio de verificação para garantir que a criança não prenda nenhum membro dedos.

Mecanismos de travamento - ensaio de verificação de durabilidade e para garantir que a criança não consiga de dentro do berço acionar o dispositivo de abertura da grade móvel.

Resistência da base do berço e base do colchão (ensaio de impacto) - ensaio de verificação de resistência e durabilidade do produto. Resistência das Laterais ripas e Extremidades - ensaio de verificação da resistência e durabilidade do produto. Distância entre base e laterais e extremidades do berço - ensaio de verificação para garantir que a criança não prenda nenhum membro como braços e pernas.

Pontos salientes - ensaio de verificação de pontos em que a criança possa vir a se enroscar e via a asfixia por meio de cordão ou algo parecido. Estabilidade - ensaio de verificação a fim de evitar que o berço tombe caso a criança se pendure em uma das laterais.